Na manhã desta quinta-feira (30/01), o GAECO/MPSC e a Polícia Civil de SC, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/DIC Capital) deflagraram a Operação Shadow Ride para desarticular um grupo criminoso do RS, que aplicava o Golpe da Compra Confirmada em Santa Catarina.
O golpe consistia no uso de falsos comprovantes de pagamento para enganar vendedores em plataformas online, fazendo-os entregar produtos a motoristas de aplicativo, que levavam os itens aos criminosos sem saber do esquema.
A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital/SC.
As investigações começaram no final de 2024, após múltiplos registros de vítimas, com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30.000,00 , apenas em Florianópolis, além de outras cidades.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do RS e do CyberGAECO , especializado em crimes cibernéticos. Empresas como Uber e OLX também colaboraram com as investigações. A Polícia Civil e o CyberGAECO seguem com as diligências complementares visando a conclusão das investigações.
O nome “Shadow Ride” faz referência ao uso furtivo de identidades falsas e serviços de transporte no golpe.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.