A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC), com apoio da Delegacia de Polícia de Garopaba, cumpriu, na manhã desta sexta-feira (09/05), dois mandados de prisão, expedidos em desfavor de um homem pelo crime de latrocínio consumado, previsto no artigo 157 §3º do Código Penal, e outro mandado pelos crimes de organização criminosa, previsto na Lei 12.850, Art 2º § 2º, e furto e receptação, previstos, respectivamente, nos artigos 155 e 180 do Código Penal. Ambas as ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Criminal de São José.
Após receber informações do foragido da Justiça, os policiais da DECAP/DEIC iniciaram diligências para cumprir a prisão do homem, que foi localizado na data de hoje (09/05) escondido na cidade de Imbituba.
Entenda o caso
No ano de 2013, dois jovens participavam de uma organização criminosa especializada em roubo de camionetes e receberam a incumbência de roubar uma Toyota Hilux, idêntica a que o então vereador da cidade de São José tinha. Durante a abordagem criminosa, a vítima ofereceu resistência e, após luta corporal, foi baleada com um tiro na cabeça.
Os autores na época fugiram e a investigação ficou a cargo da Polícia Civil de São José. Os autores foram identificados e condenados, sendo a sentença transitada em julgado em março de 2025, ocasião em que fora expedido mandado de prisão pela Justiça e, desde então, o autor (que foi preso hoje) evadiu-se da cidade a fim de eximir-se do cumprimento da pena.
Enquanto o autor respondia pelo crime do latrocínio em liberdade, foi processado e julgado, no ano de 2021, em outro processo pelos crimes de organização criminosa, furto e receptação, tendo sido condenado por mais 10 anos e 18 dias de prisão. O homem chegou a cumprir parte da pena, mas, ao ganhar liberdade provisória, com uso de tornozeleira eletrônica, rompeu o dispositivo e passou a ser considerado foragido da Justiça.
Após a identificação do paradeiro do autor, a DECAP/DEIC solicitou apoio operacional da Delegacia de Polícia de Garopaba, que prontamente se disponibilizou para o apoio nas diligências, que culminaram na prisão do autor na manhã de hoje. As penas, somadas, ultrapassam 30 anos de reclusão em regime fechado.
DECAP/DEIC
Denúncias e informações relacionadas a foragidos da Justiça podem ser encaminhadas para o e-mail deic-capturas@pc.sc.gov.br. Além disso, pelo Portal Foragidos da PCSC é possível conhecer a relação de procurados pela Justiça. A Polícia Civil de Santa Catarina garante o anonimato de quem prestar informações sobre foragidos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.