A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Campos Novos, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23/05) a operação “Patriarca”, em combate à lavagem de capitais e à atuação de organização criminosa estruturada na região meio-oeste catarinense, com ramificações interestaduais.
A ação decorre de Inquérito Policial que apura os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, tendo como infração penal antecedente a contravenção de exploração de jogos de azar, especialmente o chamado “jogo do bicho”.
As diligências foram realizadas de forma simultânea nas cidades de Campos Novos/SC e Goiânia/GO, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, por meio da Vara de Garantias de Caçador/SC, após manifestação favorável do Ministério Público. Participam da operação 30 Policiais Civis de Santa Catarina e de Goiás (26ª DRP, 24ª DRP, 25ª DRP, DEIC/SC, Laboratório de Lavagem de Dinheiro e Delegacia de Lavagem de Dinheiro da DEIC/SC, e também da DEIC/GO).
A investigação da Polícia Civil apurou que o grupo criminoso, composto por cinco integrantes de uma mesma família, promoveu movimentações financeiras expressivamente incompatíveis com a capacidade econômica formalmente declarada. As análises realizadas indicam um fluxo financeiro suspeito, que ultrapassa R$ 24 milhões no período compreendido entre os anos de 2015 e 2023, caracterizando indícios robustos de ocultação e dissimulação de ativos.
Foram determinados, judicialmente, o bloqueio de R$ 8.340.000,00 (oito milhões e trezentos e quarenta mil reais) em contas bancárias, o sequestro de 10 veículos automotores e de 11 imóveis (casas, apartamentos e terrenos) – registrados em nome dos investigados.
A medida visa garantir a efetividade da persecução penal e a recuperação de ativos obtidos ilicitamente com a exploração do “jogo do bicho”. As diligências seguem em sigilo para assegurar a preservação da continuidade da investigação.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.