Diretoria da Polícia Civil da região Oeste divulga números dos trabalhos realizados em 2022

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON/PCSC), apresentou nesta quarta-feira (21) os indicadores de criminalidade referentes ao ano de 2022 na circunscrição das seis Delegarias Regionais de Polícia de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, São Lourenço do Oeste, Maravilha e São Miguel do Oeste, abrangendo os 89 municípios da região Oeste de Santa Catarina.

Os números divulgados demonstram um aumento de 239% no número de operações policiais, destacando-se os números de operações realizadas pelas Delegacias Regionais de Polícia de Xanxerê, Chapecó e Maravilha, que alcançaram, respectivamente, as três primeiras colocações em números absolutos de operação em todo o Estado. Já no tocante ao número de prisões realizadas, registrou-se um aumento de 65%, totalizando 915 prisões durante o ano.

Em relação aos índices de criminalidade, registrou-se uma queda significativa em diversos indicadores, sobretudo àqueles vinculados a crimes violentos, destacando-se a redução de 50% nos índices de latrocínio, 40% nos índices de homicídios e 16% nos índices de roubos, representando dados referentes aos 89 municípios que compõem a região Oeste.

Operação “Difron Segura”

Destaca-se também que no ano de 2022 deu-se início à operação “Difron Segura”, uma operação permanente criada pela Diretoria de Polícia da Fronteira que foi deflagrada com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto e reprimir de forma qualificada diversos delitos no Oeste. Nas três fases da operação “Difron Segura” foram cumpridos 302 mandados judiciais e 197 pessoas foram presas, resultando no prejuízo aproximado ao crime de R$ 700.000,00. Frisa-se, por sua vez, que as prisões realizadas durante a operação representam aproximadamente 21,5% das pessoas presas em toda a região Oeste no ano de 2022.

Em relação às melhorias estruturais junto à Diretoria de Polícia da Fronteira, no ano de 2022 ocorreu um incremento de 69 viaturas policiais, 30 policiais civis e 6 armas longas. “Os indicadores na grande maioria são muito positivos, comprovando a eficiência do trabalho realizado pelos policiais civis da região Oeste do Estado”, afirma o diretor de polícia da Fronteira, delegado de polícia Fernando Callfass.