A Polícia Civil de Santa Catarina celebrou a formatura de novos policiais em solenidade realizada nesta terça-feira (15/07), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento marca a conclusão do curso de formação inicial para 43 Delegados de Polícia, 15 Psicólogos Policiais e uma Escrivã de Polícia.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador do Estado, Jorginho Mello, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Flávio Rogério Pereira Graff, e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Ulisses Gabriel. O Diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Dr. André Luiz Bermudez Pereira, também foi um dos anfitriões do evento.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, celebrou a formatura dos novos policiais. Agora, eles integram a instituição, que em 2025, completa 213 anos de serviços dedicados à proteção dos catarinenses. Na ocasião, ele destacou a importância sobre a formação técnica, o compromisso com a ética e a missão de garantir a segurança de cada cidadão.
“Quando o governador Jorginho Mello assumiu a condição de chefe do nosso estado, ele já me apresentou essa demanda. Antes mesmo de ser governador, ele visitava todas as cidades do estado e percebia que faltavam delegados para atuarem nas cidades. Então logo que assumiu, já autorizou o concurso de delegados de Polícia Civil, que havia acontecido apenas uma década antes, em 2014. Além disso, ele autorizou um concurso de psicólogos policiais, cujo último concurso havia sido em 2010, porque se observou que várias Delegacias da Mulher precisavam destes profissionais. Nós realizamos o concurso e num prazo recorde o governador faz a nomeação. Nunca antes na história, entre o término de um concurso e a nomeação foi um prazo tão curto. Em 15 dias eles estarão assumindo as delegacias, do sul ao norte, de leste a oeste”, informou o delegado-geral.
Ele também destacou que o investimento do Governo do Estado na Polícia Civil é histórico. “O nosso orçamento girava em torno de R$ 70 milhões até 2022 e a partir de 2024, 2025 ele passa de R$ 100 milhões, o que demonstra uma preocupação do governador com a segurança pública”, acrescentou Ulisses.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello autorizou a realização de um novo concurso público para 300 agentes da Polícia Civil de Santa Catarina.
“Se hoje temos esse status de ser o estado mais seguro do país é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança que fazem a diferença. A segurança pública vive um grande momento em Santa Catarina. Além da qualidade dos nossos policiais, de todas as forças de segurança, o Governo do Estado tem conseguido ser parceiro. Ninguém prestigiou tanto quanto nós. Abrimos concurso público, estamos investindo nos nossos profissionais, entregamos viaturas, equipamentos e modernizando as nossas estruturas operacionais. Eu tenho muito orgulho de dizer que o Estado Santa Catarina está numa boa fase e comprometido com as nossas polícias”, destacou o governador Jorginho Mello.
O curso de formação profissional, considerado o mais completo do Brasil entre as academias de Polícia Judiciária, teve início em 31 de janeiro e foi concluído em 15 de julho de 2025. Os formandos completaram uma carga horária de aproximadamente 1.074 horas-aula, que incluiu aulas teóricas, práticas e estágios em delegacias e na Central Macrorregional de Plantão da Capital (CMPP). Todos os novos policiais já foram nomeados e tiveram suas lotações definidas.
Canais de
Ouvidoria