Caoagro da Polícia Civil divulga números dos trabalhos realizados em 2022

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), apresentou nesta sexta-feira (23) o mapa da criminalidade contra o agronegócio no Estado de Santa Catarina em 2022.

O CAOGRO da Polícia Civil, com atuação estadual e com sede em Chapecó, iniciou suas atividades com a publicação da Resolução 06/2022/DGPC. A partir de março deste ano todos os Boletins de Ocorrência registrados em qualquer Delegacia de Polícia do Estado ou mesmo através do Delegacia Virtual (DELEAGRO) são imediatamente encaminhados para a análise do Centro de Apoio.

Os números divulgados demonstram que do mês de março até agora foram recebidos 662 Boletins de Ocorrência noticiando a ocorrência de crimes contra o agronegócio. Desse total, 42,9% tratam de furto de gado (abigeato), 7,9% crime de dano, 7,5% furto de outros animais (ovinos, aves, suínos, equinos, etc); 7,5% outros furtos (maquinários agrícolas, suprimentos, ferramentas, etc); 5,6% furto de materiais elétricos.

Durante o ano de 2022, os policiais civis do CAOAGRO, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e dos respectivos Sindicatos de Produtores Rurais, estiveram em diversas regiões do Estado para apresentar o novo setor da Polícia Civil para os produtores rurais e demais entidades ligadas ao agronegócio.

O CAOAGRO também prestou diversos apoios, tanto na parte de inteligência policial quanto operacional, destacando-se a presença dos policiais civis do CAOAGRO nas operações conjuntas com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Vigilância Sanitária e demais forças de segurança pública.

“A apresentação deste mapa anual da criminalidade contra o agronegócio, bem como todos os demais dados compilados durante este ano, demonstra que a Polícia Civil de Santa Catarina está na vanguarda da investigação no âmbito da Segurança Pública”, destaca o coordenador do CAOAGRO, delegado de polícia Fernando Callfass.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, os trabalhos realizados pelo CAOAGRO durante este ano, notadamente o mapeamento desse tipo de incidência criminal, somadas as ações da Polícia Civil de forma integrada com várias instituições e órgãos envolvidos, resultaram em um combate qualificado e de eficiência, trazendo maior segurança ao setor do agro.