A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Itapema, prendeu na manhã desta quarta-feira (06/08), um casal investigado por envolvimento com uma facção criminosa responsável por diversos crimes violentos, como homicídios e extorsão no estado do Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu no bairro Morretes, em Itapema, durante a Operação “Umbra”, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com o objetivo de desarticular o grupo criminoso.
O casal localizado em Itapema estava entre os alvos de mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça do Rop Grande do Norte, com base em investigações conduzidas pela 34ª Delegacia de São Tomé e pelo 1º Núcleo de Investigação Qualificada. A prisão representa um avanço significativo nas investigações, que já identificaram a atuação interestadual da facção.
Além de Itapema, a operação teve diligências simultâneas realizadas em Natal, Tangará e Nova Parnamirim, Carpina/PE e Fortaleza/CE. A ação contou com o apoio das Polícias Civis de Santa Catarina, Pernambuco e Ceará, evidenciando a importância da cooperação entre os estados no combate ao crime organizado.
O nome da operação, Umbra — do latim “sombra” — faz referência à atuação oculta e ardilosa dos integrantes da facção, que agora enfrentam a resposta firme das forças de segurança pública.
Em Itapema, a operação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Canais de
Ouvidoria