Polícia Civil divulga balanço de ações realizadas em 2022 em Joinville

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Regional de Joinville, divulgou um balanço das ações realizadas no ano de 2022. No total, foram 600 prisões realizadas em 52 operações policiais, além de apreensões de centenas de armas fogo, milhares de munições e quantidades expressivas de entorpecentes.

A Delegacia Regional de Polícia de Joinville realizou 52 operações policiais em 2022, resultando na prisão de 456 pessoas, figurando, deste modo, como a Delegacia Regional do Estado que mais prendeu em 2022.

Conforme o Delegado Regional de Joinville, Rafaello Ross, a gestão organizacional da Polícia Civil em 2022 foi pautada em planejamento, integração entre as forças de segurança e em metas estabelecidas na adoção de novas tecnologias e no uso de informações e sistemas de inteligência, auxiliando o processo de tomada de decisões e resultando na melhor efetividade do gasto público e redução da violência e criminalidade.

Em 2022 houve uma redução de 27% na taxa de homicídios ocorridos em Joinville em comparação com o ano anterior. Foram registrados 47 homicídios neste ano, redução significativa em comparação com o ano de 2021, e ainda mais expressiva se comparada ao ano de 2017, em que o número de mortes violentas em Joinville chegou a 125.

DH – A Delegacia de Homicídios de Joinville, além de contar com um elevado índice de resolução dos crimes, efetuou a prisão de 69 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra a vida, diminuindo, portanto, a impunidade, que é considerada um dos fatores de risco para este tipo de violência.

DIC – A Divisão de Investigação Criminal de Joinville efetuou 316 prisões no ano de 2022, relacionadas aos crimes de roubos de cargas, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, assaltos em agências bancárias e empresas, roubos em residências, além da repressão aos crimes ambientais. Foram ainda apreendidas centenas de armas de fogo e milhares de munições que seriam utilizadas para ações violentas de organizações criminosas. Com estes números a DIC de Joinville é a unidade policial do Estado de Santa Catarina que mais efetuou prisões em 2022.

DCPCAMI – A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Joinville (DPCAMI) apresentou números significativos no combate aos crimes envolvendo grupos vulneráveis. Foram encaminhadas ao Poder Judiciário 666 representações por medidas protetivas de urgência. A DPCAMI de Joinville efetuou ainda 67 prisões por crimes relacionados à violência sexual, dentre os presos estão suspeitos de crimes de estupro, pedofilia e abuso sexual infantil.

DETRAN – A 2ª Circunscrição de Trânsito de Joinville (CIRETRAN) apresentou os números dos serviços prestados em 2022. Somente no setor de CNH foram efetuados cerca de 100 mil atendimentos, dentre primeira habilitação, habilitação definitiva, renovação de CNH e demais serviços .Por sua vez, o núcleo de imposição de penalidades tramitou mais de 10 mil processos em 2022. A frota atual de veículos em circulação e registrados em Joinville é de mais de 452 mil veículos.