A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), realizou uma grande operação nesta terça-feira (19/08), para desmantelar um complexo esquema de lavagem de dinheiro. A Operação Camaleão cumpriu 31 mandados de busca e apreensão em seis cidades catarinenses — Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Águas Mornas, São Joaquim — e no município de Registro, em São Paulo.
A investigação começou em 2024, quando a polícia prendeu duas importantes lideranças de uma organização criminosa. Naquela ocasião, foram apreendidas drogas e uma grande quantia em dinheiro. Para tentar justificar a origem do dinheiro, integrantes do grupo emitiram um recibo com data retroativa por meio de uma de suas empresas. Essa tentativa frustrada de legitimar os fundos levantou fortes suspeitas, onde a partir desse ponto, a DRACO aprofundou a apuração e confirmou a existência de fortes indícios da prática de lavagem de capitais. O grupo, que incluía vários membros com antecedentes criminais por tráfico de drogas, movimentou alguns milhões de reais de origem suspeita, o que reforçou a necessidade de uma apuração dos fatos.
Durante as buscas, a polícia apreendeu mais de R$ 1 milhão em cheques, dinheiro em espécie, relógios, telefones celulares, computadores, uma arma de fogo e munições. Em Palhoça, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições. Todo o material apreendido será periciado e os documentos serão analisados. A investigação continua para identificar todos os envolvidos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.