A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), concluiu investigação e indiciou um casal pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, majorado pela morte de animal, cuja entrega ocorreu no bairro Estreito, em Florianópolis/SC.
Entenda o caso: mediante boletim de ocorrência, houve a comunicação de que um casal estaria vendendo filhotes da raça pinscher na plataforma OLX, sem respeitar minimamente as condições de saúde dos animais, sendo que um filhote comercializado veio a óbito, pois, segundo o informado, teria cerca de 20 dias.
O atestado de óbito médico-veterinário indicou a causa da morte como tríade neonatal (provocada pela separação precoce do filhote e da mãe), o que configura maus-tratos, e, após diversas diligências investigatórias, apurou-se que os responsáveis pela venda residem em Farroupilha/RS.
Os investigados foram indiciados pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, majorado pela morte de animal, com pena máxima prevista de mais de cinco anos de prisão, além de multa, sujeita aos procedimentos processuais penais. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.
Ainda, tendo em vista que a comercialização deu-se por meio da plataforma OLX, oficiou-se à empresa para conhecimento e adoção das providências cabíveis, inclusive exclusão dos anúncios e bloqueio dos usuários que utilizaram a rede para o comércio irregular.
Igualmente, oficiou-se à Delegacia de Polícia de Farroupilha/RS para os encaminhamentos adequados, em especial verificação das condições de animais eventualmente ainda sob tutela dos indiciados naquele estado.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.