A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), com apoio das Polícias Civis do Mato Grosso e do Pará, cumpriu nesta sexta-feira (12/09), dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão nas cidades de Rondonópolis/MT e Canaã dos Carajás/PA, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudes em plataformas de vendas online.
As investigações começaram em janeiro deste ano, após uma vítima de Florianópolis perder R$ 35 mil ao cair no chamado “golpe do intermediário” durante a negociação de uma moto aquática anunciada na OLX.
Nesse tipo de golpe, o criminoso clona um anúncio verdadeiro, republica o bem por valor abaixo do mercado e se apresenta como intermediário entre comprador e vendedor. Ele impede o contato direto entre as partes e orienta que o pagamento seja feito em contas de terceiros. No fim, o comprador perde o dinheiro e o vendedor não recebe.
O aprofundamento das diligências permitiu identificar o principal autor da fraude, que contava com o auxílio da própria filha na criação de perfis falsos e na publicação de 64 anúncios fraudulentos de máquinas agrícolas, veículos e motos aquáticas, totalizando mais de 10 milhões de reais, vitimando pessoas em diferentes estados do país.
O responsável foi preso em Rondonópolis/MT, sendo identificado como uma das lideranças de uma facção criminosa na região. Já a filha foi capturada em Canaã dos Carajás/PA, onde atuava como estagiária no fórum da comarca. Uma terceira suspeita não foi localizada e é considerada foragida.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A operação contou com o apoio das Polícias Civis do Mato Grosso e do Pará.