Nesta sexta-feira (03/10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), cumpriu dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão, visando à desarticulação de uma quadrilha especializada no chamado “golpe do consórcio”.
Nesse tipo de fraude, criminosos anunciam imóveis de luxo em plataformas de venda por valores abaixo do mercado, induzindo as vítimas a acreditarem que estão firmando um financiamento imobiliário. Contudo, o valor inicial pago não é destinado à aquisição do bem. Os golpistas utilizam empresas de fachada vinculadas a falsos consórcios para receber e desviar os recursos, deixando as vítimas sem o imóvel e sem o montante investido.
Na primeira fase da operação, três suspeitos haviam sido presos nos municípios de Palhoça e São José. A análise do material apreendido permitiu a identificação de novas vítimas e de outros integrantes do grupo criminoso, o que motivou a expedição de três novos mandados de prisão temporária.
Na data de hoje, dois investigados foram localizados e presos também em Palhoça e São José, enquanto um permanece foragido. Durante o cumprimento das diligências, na residência do principal suspeito, foram apreendidos aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais) em espécie.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica (art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal). Após a captura, foram encaminhados à CPP da Capital, onde permanecem à disposição da Justiça.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.