A Polícia Civil de Santa Catarina, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) por meio do CyberGAECO, deflagrou nesta quinta-feira (23/10), a Operação Fake Law, em razão de uma investigação que apura atuação de grupo criminoso especializado na prática do golpe virtual conhecido como “falso advogado”.
Nesta data, a Delegacia de Combate às Drogas – DECOD, do Departamento de Investigação Criminal de São José- DIC, junto ao CyberGaeco, deu cumprimento a dez mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens contra os investigados, nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, no Ceará.
Durante as investigações, apurou-se que os envolvidos daquele estado levantavam informações verdadeiras sobre advogados catarinenses, em ambientes virtuais, especialmente, por meio de vazamento de dados e, em posse de informações sobre processos judiciais e clientes destes escritórios, contatavam as vítimas informando sobre um possível “ganho de causa”, as quais mediante engano eram induzidas a realizar transferências sobre o pretexto dos valores poderem ser liberados judicialmente.
A investigação foi conduzida pela DIC de São José/SC, com apoio da equipe do CyberGAECO, e os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José/SC, que acolheu o requerimento apresentado para obtenção das medidas cautelares cumpridas neste dia e que compreendem ainda a indisponibilidade de bens e o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos.
O Inquérito Policial ainda segue em tramitação no DIC/SJ para deslinde das averiguações, inclusive para análise de todo o material apreendido na ocasião das buscas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.