A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis (DECOD/DIC), realizou nesta terça-feira (28/10) uma ação que resultou na apreensão de substância entorpecente em um estabelecimento comercial no Sul da Ilha de Florianópolis.
A operação foi motivada pelo levantamento de informações de inteligência que indicavam a presença de produtos ilícitos no local. Os trabalhos foram executados em parceria com a Vigilância Sanitária da Capital e contaram com o apoio operacional da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC).
Durante os trabalhos, foi localizado material armazenado contendo 100 porções de cogumelos do tipo Psilocybe cubensis, distribuídas em embalagens individuais. Esse tipo de cogumelo contém, em tese, o princípio ativo psilocibina, substância de efeito psicotrópico incluída na lista F2 da Portaria SVS/MS nº 344/98 da ANVISA, com comercialização e distribuição proibidas no território nacional.
A psilocibina é um alucinógeno clássico, conhecido por provocar alterações sensoriais, distorções na percepção do tempo e espaço, alucinações visuais e auditivas, bem como estados alterados de consciência. Tais efeitos justificam seu enquadramento como substância de interesse no combate ao tráfico de drogas, em razão do seu potencial de abuso e riscos à saúde pública.
O responsável pelo material, um homem de 29 anos, foi conduzido à DECOD para os procedimentos legais cabíveis.
A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Combate às Drogas, em parceria com a Vigilância Sanitária e da COPC.
A DECOD reitera o convite à população para que participe. As informações podem ser enviadas anonimamente por meio do número 181, pelo WhatsApp da Polícia Civil de Santa Catarina (48 98844-0011), ou diretamente à DECOD no WhatsApp 3664-2948 (Completamente sigiloso).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.