A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª DECOR, deflagrou nesta quinta-feira (30/10), a nova fase de uma operação policial voltada a desarticular um esquema de ingresso ilegal de objetos eletrônicos na Penitenciária Industrial de Joinville (PIJ).
Segundo as apurações iniciais, que deram início à 1ª fase da operação no dia 26/11/24, integrantes de uma organização criminosa buscaram cooptar agentes terceirizados com vínculo com o sistema prisional, visando possibilitar o ingresso ilegal de aparelhos telefônicos na Penitenciária Industrial de Joinville, a fim de que detentos tivessem acesso aos dispositivos.
Na 2ª fase da operação, realizada no dia 07/08/2025, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra diversos investigados e um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um advogado que, utilizando ilegalmente de suas prerrogativas, passou a atuar em prol de uma organização criminosa atuante no Estado de Santa Catarina.
Nesta quinta-feira (30/10) foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, com cumprimento no Sistema Prisional (Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville, Presídio Feminino Regional de Joinville e Complexo Penitenciário do Estado – São Pedro de Alcântara) e nas cidades de Joinville (bairros Vila Nova e Floresta) e de Araquari (Itinga).
Participaram da ação Policiais Civis da 1ª DECOR, da 2ª DECOR, da 3ª DECOR, da 4ª DECOR, da CECOR/DEIC e da DLAV/DEIC, assim como Policiais Penais integrantes da Penitenciária Industrial de Joinville, do Presídio Regional de Joinville, do Presídio Feminino Regional de Joinville e do Complexo Penitenciário do Estado – São Pedro de Alcântara.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.