Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em apoio à Polícia Civil do Rio de Janeiro

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais de Blumenau (DIC/Blumenau), em apoio à Polícia Civil do Rio de Janeiro, cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã de hoje (17/11), em ação integrada voltada ao combate à receptação e ao desbloqueio de aparelhos celulares de origem criminosa.

As investigações são conduzidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/RJ), que identificou um suspeito responsável por utilizar softwares especializados — hospedados em servidores localizados no exterior — para desbloquear celulares oriundos de furtos e roubos. A apuração apontou que receptadores situados em pelo menos onze Estados da Federação mantinham contato com o investigado, atualmente preso, para que ele realizasse o desbloqueio remoto dos aparelhos por meio dos referidos servidores internacionais.

Durante o cumprimento do mandado em Blumenau, o alvo da busca foi encaminhado à Delegacia, onde prestou esclarecimentos acerca da suspeita de receptar aparelhos celulares de origem criminosa. No estabelecimento comercial vinculado ao investigado, foram localizados diversos telefones celulares, todos devidamente identificados para futura análise com o objetivo de verificar sua possível procedência ilícita.

A operação, desenvolvida de forma coordenada entre diversas Polícias Civis do país, tem por objetivo desarticular essa cadeia criminosa, identificar e responsabilizar todos os receptadores envolvidos e, por meio de uma investigação qualificada e integrada, contribuir para a redução dos índices de furtos e roubos de aparelhos celulares em âmbito nacional.

Compartilhe nas mídias sociais: