Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fora de Área”, recupera celulares e identifica suspeito por receptação

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de São José, deu continuidade às ações de combate à receptação de aparelhos eletrônicos roubados com a deflagração da 3ª fase da Operação “Fora de Área”, na manhã desta quinta-feira (27/11).

Esta fase visou dar sequência aos trabalhos iniciados em 12 de novembro, data em que foi cumprida a 2ª fase. A operação anterior foi mantida em sigilo a fim de não prejudicar as diligências deflagradas no dia de hoje.

O objetivo principal da 2ª fase era apreender e recuperar aparelhos celulares roubados em um estabelecimento comercial de São José, no mês de abril. Na ocasião, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis e São José, resultando na recuperação de diversos celulares das marcas Apple e Samsung.

A ação também resultou na prisão de três pessoas pelos crimes de receptação dolosa e culposa, com a lavratura de um Auto de Prisão em Flagrante (APF) e dois Termos Circunstanciados (TCs). Além da recuperação dos bens, a investigação visava identificar e responsabilizar os possíveis receptadores, subsidiando a fase subsequente.

Nesta 3ª etapa, após identificar possíveis receptadores, a Polícia Civil cumpriu quatro Mandados de Busca e Apreensão em locais suspeitos de guardar bens receptados. Durante as diligências, foram apreendidos oito celulares de origem duvidosa e um notebook para análise de informações, além de materiais de interesse investigativo, a fim de aprofundar as investigações.

O nome ‘Fora de Área’ faz uma analogia direta à condição dos aparelhos celulares roubados. Assim como um telefone perde o sinal e a capacidade de comunicação ou localização, a Operação busca cortar o “sinal” das atividades ilícitas dos criminosos e impedir a “conexão” com novos roubos.

A 2ª e a 3ª fase da operação “Fora de Área” contou com o apoio integrado das seguintes unidades e órgãos: Delegacias da DRP de São José (DPCAMI, 1ª DP, 2ª DP e 3ª DP); DIC de São José (DECOD e DH); CORE (Operações Especiais da Polícia Civil); NUINT da SSDST da Prefeitura de São José e Guarda Municipal de São José.

Compartilhe nas mídias sociais: