A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de São José, deu continuidade às ações de combate à receptação de aparelhos eletrônicos roubados com a deflagração da 3ª fase da Operação “Fora de Área”, na manhã desta quinta-feira (27/11).
Esta fase visou dar sequência aos trabalhos iniciados em 12 de novembro, data em que foi cumprida a 2ª fase. A operação anterior foi mantida em sigilo a fim de não prejudicar as diligências deflagradas no dia de hoje.
O objetivo principal da 2ª fase era apreender e recuperar aparelhos celulares roubados em um estabelecimento comercial de São José, no mês de abril. Na ocasião, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis e São José, resultando na recuperação de diversos celulares das marcas Apple e Samsung.
A ação também resultou na prisão de três pessoas pelos crimes de receptação dolosa e culposa, com a lavratura de um Auto de Prisão em Flagrante (APF) e dois Termos Circunstanciados (TCs). Além da recuperação dos bens, a investigação visava identificar e responsabilizar os possíveis receptadores, subsidiando a fase subsequente.
Nesta 3ª etapa, após identificar possíveis receptadores, a Polícia Civil cumpriu quatro Mandados de Busca e Apreensão em locais suspeitos de guardar bens receptados. Durante as diligências, foram apreendidos oito celulares de origem duvidosa e um notebook para análise de informações, além de materiais de interesse investigativo, a fim de aprofundar as investigações.
O nome ‘Fora de Área’ faz uma analogia direta à condição dos aparelhos celulares roubados. Assim como um telefone perde o sinal e a capacidade de comunicação ou localização, a Operação busca cortar o “sinal” das atividades ilícitas dos criminosos e impedir a “conexão” com novos roubos.
A 2ª e a 3ª fase da operação “Fora de Área” contou com o apoio integrado das seguintes unidades e órgãos: Delegacias da DRP de São José (DPCAMI, 1ª DP, 2ª DP e 3ª DP); DIC de São José (DECOD e DH); CORE (Operações Especiais da Polícia Civil); NUINT da SSDST da Prefeitura de São José e Guarda Municipal de São José.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.