A Polícia Civil de Santa Catarina inaugurou nesta quinta-feira (27/11), a galeria de delegados-gerais, que homenageia todos aqueles que contribuíram com os 213 anos de história da instituição.
A PCSC surgiu em 29 de julho de 1812, com a posse do Intendente Geral de Polícia Francisco Lourenço de Almeida, inspirada no modelo português. A Intendência marcou o início da atividade formal em Desterro. Em 1832, o Código de Processo Criminal extinguiu a Intendência e criou as chefias de Polícia. Já em 1871, a instituição passou a utilizar o Inquérito Policial, que se consolidou como instrumento central de investigação. Esses marcos separaram de forma definitiva as funções policiais das judiciais.
Com a República, a Lei nº 105, de 1891, tratou pela primeira vez da estruturação da Polícia Civil catarinense, abrindo caminho para reformas importantes nas décadas seguintes. Em 1910, a chefia de Polícia foi reorganizada, e em 1914 tornaram-se obrigatórios os bacharéis em direito nos cargos de delegado, profissionalizando assim a carreira.
O século XX consolidou a Polícia Civil de Santa Catarina como força estruturada e moderna. A criação da escola de Polícia, em 1964, reforçou a formação técnica; enquanto a Superintendência da Polícia Civil, instituída em 1970, centralizou o comando; e o estatuto de 1976, organizou direitos, deveres e carreira. Com a Constituição de 1988, a instituição recebeu status constitucional, e em 1991 foi extinta a Superintendência da polícia Civil e, em seu lugar, criada a Delegacia-Geral da Polícia Civil, formato que permanece até hoje.
A inauguração desta galeria dos delegados-gerais celebra não apenas a trajetória da instituição, mas também a dedicação daqueles que, ao longo de todos esses anos, consolidaram uma Polícia Civil técnica, profissional, presente em todas as regiões do estado e comprometida com a legalidade.
Sob a gestão atual do Delegado-Geral Ulisses Gabriel, a Polícia Civil reafirma seus valores, honra seu passado e segue avançando, sempre guiada pelo compromisso de servir à sociedade com eficiência, responsabilidade e respeito aos direitos fundamentais.
A galeria foi inaugurada no hall do gabinete do Delegado-Geral de Polícia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.