A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na data de hoje (28/11/2025), a operação “Notus Vetus”, por meio de um trabalho integrado da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC, do Núcleo Integrado de Inteligência de São José, da Diretoria de Inteligência e Informação da Polícia Penal e da RECAP, também pertencente à Polícia Penal. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Florianópolis e Biguaçu.
A operação tem como objetivo desmantelar um grupo criminoso envolvido em roubos de veículos na região da Grande Florianópolis. O líder da organização é um “velho conhecido” da DFRV — inspiração para o nome Notus Vetus (“velho conhecido”, em latim). Ele já foi preso três vezes pela especializada e atualmente responde a seis processos criminais, incluindo furto de veículos, roubo e adulteração de sinais identificadores. Em um dos crimes apurados, o grupo roubou dois veículos de uma empresa, ocasião em que as vítimas foram amarradas e ameaçadas de forma extremamente violenta.
A ação destaca a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança e o Poder Judiciário, cujo compartilhamento de informações e atuação coordenada são fundamentais para o enfrentamento qualificado ao crime organizado e para a proteção da sociedade catarinense.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.