A Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio da Polícia Civil do Amazonas, deflagrou a operação “Orion”, que resultou no cumprimento de mandados de prisão em desfavor de indivíduos envolvidos na prática dos crimes de homicídio consumado e homicídio tentado, ocorridos no bairro Campeche, em Florianópolis.
Os fatos remontam à noite de 9 de outubro de 2025, quando um homem, visitava familiares no bairro Campeche e caminhava pelos corredores de um edifício, carregando no colo o filho de 1 ano e 8 meses. Na ocasião, a vítima foi surpreendida e atacada por um homem armado. Ele morreu no local, enquanto a criança sofreu diversos ferimentos, mas sobreviveu.
Ainda na noite do crime, policiais da Delegacia de Homicídios de Florianópolis iniciaram as investigações, que rapidamente apontaram o envolvimento de quatro indivíduos, todos naturais do Estado do Amazonas.
Conforme apurado, a vítima e o mentor intelectual do crime integravam uma organização criminosa com atuação nos estados do Amazonas e de Santa Catarina. Em razão de desavenças relacionadas à disputa por território, foi planejada a execução da vítima.
As investigações revelaram que o mentor intelectual e dois comparsas deslocaram-se até Florianópolis, onde se encontraram com um quarto integrante do grupo, residente na Capital. Este último alugou um apartamento no mesmo edifício em que residia a irmã da vítima.
Após determinado período, a vítima dirigiu-se ao local para visitar a irmã, momento em que o atirador, vindo do Estado do Amazonas, com o apoio do comparsa residente em Florianópolis, executou a ação criminosa.
Após o crime, o atirador e o comparsa trocaram de roupas e se deslocaram até um hotel, onde se encontraram com o mandante e seu principal auxiliar. Horas depois, o mandante embarcou em um voo com destino ao Rio de Janeiro, enquanto os outros três envolvidos retornaram ao Estado do Amazonas.
Com a autoria devidamente identificada e as condutas individualizadas, a Delegacia de Homicídios de Florianópolis representou pela expedição dos mandados de prisão. Em seguida, foi estabelecido contato com a Delegacia de Homicídios de Manaus, visando ao suporte operacional e logístico para a deflagração da operação.
Após a formalização da cooperação entre as instituições, policiais da Delegacia de Homicídios de Florianópolis deslocaram-se até Manaus para atuar de forma conjunta com as equipes locais. Na manhã desta data, as prisões foram efetivadas, permanecendo três investigados presos à disposição da Justiça.
O mandante do crime permanece foragido, entretanto as diligências para sua localização e captura seguem em andamento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.