Nesta quarta-feira (17/12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC), prendeu um homem, membro de organização criminosa oriunda de Caxias do Sul, que praticava os crimes de sequestro, extorsão e tortura naquela cidade. Os fatos foram apurados por investigação realizada pela 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul (PCRS). A prisão ocorreu em Itapema, onde mais um foragido da operação “Omertà” permanecia escondido.
Operação “Omertà”
O foragido da Operação “Omertà” escondido em Itapema, desde a deflagração da 2ª fase da operação e foi preso nesta quinta-feira (17/12) pela 1ª Delegacia de Polícia da Caxias do Sul (PCRS), com o apoio da DECAP/DEIC da PCSC.
A investigação demonstrou que o suspeito preso em Itapema realizava cobranças armadas e utilizava o cometimento de incêndios em residências como forma de intimidação, no contexto das extorsões investigadas.
Além disso, outro indivíduo, preso anteriormente na cidade de Imbituba, durante a 1ª fase da Operação “Omertà”, responsável por auxiliar no sequestro e na tortura de uma das vítimas, teve sua prisão temporária convertida em prisão preventiva, após a apresentação de novas provas que comprovaram sua participação ativa nos crimes investigados.
A Polícia Civil segue monitorando de forma permanente todos os atos de violência praticados contra vítimas de extorsão, adotando medidas investigativas contínuas para coibir novas ações criminosas e garantir a responsabilização penal dos envolvidos.
Com esses desdobramentos, a Operação Omertà totaliza 12 prisões de indivíduos vinculados a grupos criminosos que praticam extorsão, tortura física e psicológica, bem como outras formas de violência, utilizadas como instrumentos de cobrança de dívidas oriundas de empréstimos ilegais.
DECAP/DEIC
Denúncias e informações relacionadas a foragidos da Justiça podem ser encaminhadas para o e-mail deic-capturas@pc.sc.gov.br. Além disso, pelo Portal Foragidos da PCSC é possível conhecer a relação de procurados pela Justiça. A Polícia Civil de Santa Catarina garante o anonimato de quem prestar informações sobre foragidos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.