Na manhã da terça-feira (16/12), a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça (DPCO), deflagrou a Operação “Carta Contemplada”, dando cumprimento a seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Palhoça e São José.
As investigações tiveram início após a autoridade policial tomar conhecimento de que o casal estaria aplicando golpes relacionados a falso consórcio contemplado. Até o momento, foram identificadas ao menos oito vítimas em curto espaço de tempo, sendo estimado que o prejuízo total causado ultrapasse R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Durante as buscas, foram apreendidos aproximadamente R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais) em espécie, maleta de uma pistola, munições, videogame, um notebook MacBook, caixas de aparelhos celulares iPhone, além de diversos cartões bancários.
Os investigados são suspeitos da prática dos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O golpe consistia na oferta de uma suposta carta de consórcio contemplada, por meio da qual os investigados induziam as vítimas, mediante falsas promessas, a acreditar que poderiam adquirir um bem de forma rápida e facilitada. Convencidas, as vítimas realizavam pagamentos iniciais sob a justificativa de “parcela de entrada” ou “taxa administrativa”. Passado o prazo prometido para a liberação do crédito, sem a entrega do bem, as vítimas constatavam ter sido alvo do golpe. Os valores pagos não eram devolvidos, ocasionando prejuízo financeiro.
As investigações prosseguem com o objetivo de localizar os investigados e outros envolvidos, identificar outras possíveis vítimas e esclarecer integralmente os fatos.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Palhoça.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.