A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, deflagrou, na manhã de hoje (08/01/16), no município de Garopaba, a 2ª fase da operação Coleta Seletiva.
A ação policial resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva, dois mandados de afastamento cautelar de cargo público, 16 mandados de busca e apreensão, afastamentos de sigilo telefônico, e sequestro de bens e valores de aproximados de R$1 milhão. As diligências foram executadas simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão.
Entre os alcançados pela ordem de prisão preventiva estão o atual Prefeito Municipal de Garopaba, um servidor público lotado no setor de licitações e contratos, e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba. As demais medidas cautelares alcançaram também o ex-prefeito de Garopaba e o atual prefeito de Pescaria Brava.
A operação decorre da conclusão do Inquérito Policial, conduzido pela 2ª DECOR/DEIC, que investigou um esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais. Os fatos investigados teriam se iniciado ainda em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba, perdurando de 2021 até o período atual.
Em respeito à presunção de inocência, que rege essa fase procedimental, e ao sigilo das investigações, necessário às conclusões finais, informações adicionais somente serão divulgadas após autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Registra-se que as representações foram formuladas pela 2ª DECOR/DEIC e deferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mediante parecer favorável do Ministério Público Estadual, por meio de sua Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.
Participaram da operação aproximadamente 50 (cinquenta) policiais civis, lotados na DEIC e na 18ª DRP de Laguna.
Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.