Nesta quinta-feira (29/01), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a solenidade de posse de 46 novos delegados de Polícia e 18 psicólogos policiais aprovados no concurso público realizado em 2024. O ato aconteceu no Auditório do Complexo de Segurança Pública, na Capital, e representa mais um avanço no reforço do efetivo da instituição e no compromisso de manter Santa Catarina como o estado mais seguro do país.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que, além dos policiais que foram empossados hoje, em breve, um novo concurso será realizado para agentes e escrivães de polícia e que isso reflete o robusto investimento realizado pelo Governo do Estado na instituição.
“Precisamos agradecer ao Governador do Estado Jorginho Mello pelos investimentos que foram feitos na Polícia Civil de Santa Catarina. Graças a ele, milhares e milhares de reais estão sendo investidos em novas estruturas, em melhoria das estruturas, em viaturas, em munições, em armas, em tecnologia e na valorização de quem mais importa, que é o servidor da Segurança Pública. Nunca antes na história, no intervalo de um ano, foram nomeados 93 delegados de investimentos e 35 psicólogos policiais”, destacou o delegado-geral.
Próxima etapa: Formação inicial na Acadepol
Os empossados iniciarão o curso de formação profissional na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). Concluída essa etapa, estarão aptos a assumir suas funções e reforçar o quadro da PCSC. O curso de formação da Polícia Civil de Santa Catarina é reconhecido como um dos mais completos do Brasil entre as academias de Polícia Judiciária.
Os formandos cumprem uma carga horária aproximada de 1.074 horas-aula, com conteúdos teóricos, atividades práticas e estágios supervisionados em delegacias e na Central Macrorregional de Plantão da Capital (CMPP), garantindo preparação técnica e operacional de alto nível.
O diretor da Acadepol, delegado André Luiz Bermudez Pereira, destacou a trajetória que levou os empossados até o dia de hoje. “Cada um de vocês passou por uma verdadeira batalha no processo de aprovação. Para os Delegados de Polícia, foram 07 fases. Para os psicólogos policiais, 05 fases. Foram quase 10 mil inscritos para o cargo de Delegado de Polícia, e 2.200 inscritos para o cargo de psicólogo policial. Para superar esse desafio, foram anos de estudo e dedicação para, finalmente, dar os primeiros passos na nossa Academia de Polícia Civil. Parabéns Senhoras e Senhores: o sonho se tornou realidade. O esforço foi recompensado”, parabenizou o diretor da Acadepol.
Estado mais seguro do Brasil
A nomeação dos novos delegados e psicólogos integra um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da Segurança Pública. Somente na Polícia Civil, os investimentos ultrapassam R$ 100 milhões, destinados à contratação de novos policiais, além da aquisição de armamentos, viaturas e outros equipamentos essenciais para o trabalho policial.
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), coronel Flávio Graff, destacou aos novos servidores a condição diferenciada de Santa Catarina como o estado mais seguro do país para se viver. Segundo ele, metade dos índices criminais registrados em 2025 alcançou os melhores resultados desde o início da série histórica, em 2008, demonstrando o protagonismo das instituições de Segurança Pública, sob a firme liderança do governador Jorginho Mello, de quem transmitiu um fraterno abraço aos formandos.
“Os delegados e psicólogos empossados passam a assumir uma grande responsabilidade na manutenção e no avanço dos bons indicadores da segurança pública. Aos delegados, cabe liderar equipes com coragem, equilíbrio e decisões pautadas pela justiça; aos psicólogos, oferecer o suporte humano essencial por trás de cada investigação. Tenho plena confiança de que todos contribuirão para o fortalecimento da Polícia Civil, reafirmando o compromisso com uma atuação ética, eficiente e humana em favor da segurança e do bem-estar da população de Santa Catarina”, disse.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.