A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo — 2ª Delegacia de Capturas do DOPE e Delegacia de Polícia Central de Ferraz de Vasconcelos — cumpriu dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Ferraz de Vasconcelos.
A investigação teve início em agosto de 2025, após um morador de Florianópolis ser vítima do chamado ”golpe do falso advogado”, sofrendo prejuízo de aproximadamente R$ 110 mil.
Nesse tipo de fraude, criminosos obtêm informações sobre processos judiciais e entram em contato com as vítimas, geralmente por meio do WhatsApp, passando-se pelo advogado responsável pela causa. Utilizando dados reais para conferir credibilidade à abordagem, informam falsamente que há valores a serem liberados e solicitam o pagamento antecipado de supostas taxas para a liberação do montante, apropriando-se do dinheiro após a transferência.
No curso das diligências investigativas, foi possível identificar e qualificar dois suspeitos apontados como responsáveis pela fraude, sendo um residente na capital paulista e outro no município de Ferraz de Vasconcelos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam expressivo material probatório relacionado ao crime investigado, incluindo 14 telefones celulares, 28 chips de operadoras, dois notebooks e um tablet. Em uma das residências, um dos investigados tentou esconder cinco aparelhos celulares e diversos chips no quintal do imóvel no momento da chegada das equipes policiais.
Em outro endereço, também foram localizados documentos em nome de terceiros, utilizados para a abertura de contas bancárias destinadas à movimentação dos valores obtidos com as fraudes.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa, e as investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros possíveis integrantes do grupo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.