Polícia Civil prende quatro envolvidos em latrocínio que vitimou delegado de Polícia aposentado José Tadeu Vargas dos Santos e presta homenagens

A Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu a autoria do crime de latrocínio que vitimou o delegado de Polícia aposentado José Tadeu Vargas dos Santos. Em menos de 24 horas após a ocorrência do crime, quatro homens foram identificados e conduzidos para a delegacia. Dois deles foram presos em flagrante pela participação direta na execução da ação criminosa. Já a outra dupla foi presa por auxiliar na fuga e por esconder os executores.

O resultado preliminar da investigação, conduzida pela Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Criciúma, foi divulgado em uma entrevista coletiva ocorrida no final do domingo (08), na sede da 6ª Delegacia Regional de Polícia. Participaram do evento, o Delegado Regional de Criciúma, Vitor Bianco Júnior, e o coordenador da Divisão de Repressão a Roubos de Criciúma, delegado Yuri Miqueluzzi.

Conforme revelado pelo responsável pela investigação, os dois presos em flagrante foram autuados pelo crime de latrocínio. “A intenção dos autores era realizar um roubo no bar. Três pessoas armadas desceram de um veículo branco, encapuzadas e anunciaram o crime”, revelou o Delegado Miqueluzzi.

Ainda sobre a dinâmica dos fatos, o coordenador da DRR/DIC de Criciúma contou que o delegado Vargas, ao perceber a ação dos bandidos, tentou impedir o crime, e sacou sua arma particular, ocorrendo, então, a troca de tiros com os autores.

A investigação

Policiais civis da Região de Criciúma estiveram mobilizados em diligências desde a ocorrência do crime, por volta das 22h, da sexta-feira (06). Já ao longo da manhã do sábado (7), a equipe de investigação conseguiu informações que levaram à identificação dos autores. Um deles foi visto saindo da mata em um local distante do ponto do fato e, a partir de técnicas investigativas, ele foi localizado, desencadeando todo o desfecho no meio da tarde do sábado (7), com as demais prisões.

O auto de prisão em flagrante dos presos foi lavrado até a madrugada do domingo (8), na DIC de Criciúma. O carro usado na fuga de dois dos autores foi recuperado e apreendido para perícia. Um dos criminosos fugiu embrenhando-se no matagal ao lado do bar, onde foi feita incursão policial. “A Polícia Civil demonstrou grande união em incansáveis diligências. Tivemos o envolvimento de policiais de toda a região e ainda de outras cidades do Estado, que vieram para cá voluntariamente”, apontou o Delegado Regional.

O delegado Regional de Criciúma agradeceu enfaticamente a participação ativa de todas as forças de segurança pública. “Apresentamos nossa profunda gratidão a todos os nossos abnegados policiais que trabalharam incansavelmente até esclarecer o crime e prender os autores, além de todas as demais instituições diretamente envolvidas”, indicou Vitor.

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Criciúma agradece e reconhece a importante contribuição da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), da Polícia Científica (PCI), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital São José e demais parceiros envolvidos direta ou indiretamente no caso. Além disso, a Delegacia Geral da PCSC demandou delegados e agentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), binômio do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e outras unidades para apoiarem os policiais de Criciúma na elucidação do crime de latrocínio.

Homenagens pelo Estado

O velório do delegado aposentado aconteceu no domingo (8), em Içara, e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão que prestaram sua homenagem final a José Tadeu Vargas dos Santos. Na ocasião, esteve presente a vice-governadora do Estado, Marilsa Boehm, que também é delegada aposentada da Polícia Civil de Santa Catarina.

Além disso, neste domingo (8), diversas unidades da Polícia Civil do Estado prestaram homenagem ao delegado aposentado José Tadeu Vargas dos Santos, demonstrando a união da família Polícia Civil, em sinal de profundo pesar pela grande perda e prestando solidariedade aos familiares do delegado aposentado.