Polícia Civil de Santa Catarina

Polícia Civil deflagra operação “Disruptura” e prende nove pessoas nos estados de São Paulo e Santa Catarina

Viaturas em frente à delegacia em SP.

Nesta quarta-feira (1), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), deflagrou a operação “Disruptura” nos estados de Santa Catarina e São Paulo. O objetivo foi coibir a prática de um grupo criminoso responsável por furtos de cargas de frango para exportação em Itajaí.

No total, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão, expedidos em desfavor dos investigados, além da apreensão de três caminhões utilizados para o cometimento dos crimes. A ação ocorreu na cidade de Itajaí, em Santa Catarina; e São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema e Praia Grande, no estado de São Paulo.  

No total, nove pessoas foram presas, sendo uma em Itajaí, uma em Praia Grande, uma em São Paulo, quatro em São Bernardo do Campo e duas em Diadema. Um dos investigados segue foragido. A ação contou com o apoio de policiais civis de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, que auxiliaram na coleta de dados. 

O delegado Osnei Valdir de Oliveira, responsável pela investigação, destaca o comprometimento e o essencial apoio operacional prestados pelos policiais civis das especializadas do GOE da Seccional de Diadema e de Praia Grande; da DEIC de São Bernardo do Campo e da 2° Seccional de São Paulo, além das Delegacias da DEIC/PCSC, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da PCSC e do Setor de Investigações e Capturas de Itajaí.

Investigação

A investigação iniciou em novembro de 2022, após o representante da empresa que foi vítima ter registrado o boletim de ocorrência. Na sequência, os policiais deram início às investigações para apurarem a subtração de três cargas de carne para exportação, assim como dos semirreboques e dos contêineres, que juntos somam a importância de aproximadamente R$ 3 milhões.

A investigação apontou que para a subtração das cargas foram utilizados três caminhões do tipo cavalo-trator, todos com placas clonadas. Os veículos se deslocaram de São Paulo para Santa Catarina com a finalidade de praticarem o crime. Na ação, foi utilizado também carro de apoio como batedor.

Para ingressarem na empresa, os criminosos simularam serem motoristas terceirizados. Após efetuarem as coletas das cargas, eles retiraram as placas clonadas e retornaram para o estado de São Paulo.

Com o trabalho de investigação, foi possível identificar as placas originais dos caminhões utilizados no crime, assim como os executores. Também foram identificados os responsáveis pelo suporte logístico, quem coordenou a ação criminosa e um funcionário da empresa vítima, que repassou informações privilegiadas e que foi fundamental para a execução do crime. Após a identificação dos autores, foi representado pelas medidas cautelares que foram cumpridas nesta quarta-feira (1). 

Denúncias e informações relacionadas a Roubo de Cargas podem ser encaminhadas para o e-mail _deic-dfrc@pc.sc.gov.br ou para o WhatsApp (48) 99161-8446, disque-denúncia da DFRC. O anonimato é garantido.

 

Compartilhe nas mídias sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Pular para o conteúdo