Polícia Civil indicia quatro pessoas por crimes contra a administração pública na Operação Juntando as Peças, em Mafra

POLICIASI EM UM ESTABELECIMENTO EM FRENTE A CARROIS

Nesta segunda-feira (13), a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Mafra, indiciou quatro pessoas, sendo três empresários e um ex-servidor público municipal pelos crimes de peculato; falsidade ideológica; corrupção ativa e passiva, contra a administração pública. O indiciamento é resultado Operação Juntando as Peças, deflagrada pela DIC de Mafra, em 2021.

O inquérito policial foi instaurado para a apuração de um “esquema” de fraude em licitações em contrato de prestação de fornecimento de peças, destinados a manutenção dos veículos da Secretaria de Educação de Mafra, firmado por sociedades empresariais e a Prefeitura do município no decorrer do ano de 2021. Com as investigações, constataram-se indícios da prática dos crimes de peculato desvio, corrupção passiva e ativa, em desfavor da Prefeitura Municipal de Mafra/SC.

Durante as investigações foram recuperadas baterias e lubrificantes desviados da Prefeitura, sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em empresas de Auto Peças e Oficinas Mecânicas em Mafra.

Na operação foram presos três homens por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, sendo arbitrada fiança no valor de R$10 mil para cada conduzido.

As diligências investigatórias, que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Mafra, revelaram que, na prestação destes serviços e no fornecimento de peças para a manutenção da frota de veículos municipais, inúmeras Notas Fiscais eram fraudadas com informações ideologicamente falsas, ou seja, havia simulações de venda de peças, que, na verdade, nunca foram instaladas nos veículos, o mesmo ocorria com relação ao valor das horas de trabalho prestadas.

Importante destacar que foram analisados mais de 98 mil páginas de documentos apreendidos e laudos de equipamentos eletrônicos. Os autos do inquérito policial foram enviados ao Ministério Público.