Polícia Civil de Santa Catarina

Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil participa de avaliação do GAFI em Brasília

No dia 16 de março, a Polícia Civil de Santa Catarina, representada pelo coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, esteve presente em uma reunião com os membros do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), realizada na sede do Banco Central, em Brasília. O LAB-LD foi um dos cinco, dentre os mais de sessenta laboratórios brasileiros, a ser convidado pela coordenação da Rede LAB para participar da rodada de avaliações, que tem grande relevância para o país.

Conheça o GAFI
O GAFI é uma organização intergovernamental que foi criada em 1989 para desenvolver e promover políticas para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo em todo o mundo e é composto por 39 países-membros, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha, o Japão e a Austrália, bem como organizações internacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização das Nações Unidas.

As principais funções do GAFI incluem o desenvolvimento de padrões internacionais para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, a monitorização e avaliação do progresso dos países na implementação desses padrões, e a prestação de assistência técnica para ajudar os países a implementar medidas de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Segundo o Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), a avaliação do GAFI é uma enorme ‘vitrine’ para o mundo. A organização conta com um enorme prestígio – e um resultado deficiente pode gerar enormes consequências para o Brasil, tais como má reputação diplomática/política, encarecer fluxos financeiros, diminuição do aporte de recursos, entre outros. Já uma boa avaliação pode atrair investimentos estrangeiros e impulsionar a economia local. Portanto, trata-se de um evento crucial para definir, em parte, o futuro econômico do país.

Compartilhe nas mídias sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Pular para o conteúdo