A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Comissão de Destinação de Veículos Apreendidos (CDVA), está realizando nesta terça (11) e quarta-feira (12), a descontaminação e amassamento 182 carros e cerca de 100 motocicletas inservíveis, liberados para destruição judicial. Os veículos estavam depositados no pátio do Complexo da Polícia Civil, no Bairro Areias, em São José.
O delegado Adalberto Luiz Safanelli, presidente da CDVA, explicou que a descontaminação consiste na retirada de restos de combustível, bateria e kit de gás. Depois disso, os carros estão liberados para o amassamento. A sucata é comercializada para uma siderúrgica e os recursos voltam para o Fundo da Polícia Civil.
Parceria Institucional
A Polícia Civil também mantém uma importante parceria institucional com o Corpo de Bombeiro Militar. No pátio do Complexo da Polícia Civil, bombeiros do 10º Batalhão simulam situações envolvendo cenários de acidentes de trânsito para melhorar a performance no atendimento de casos.
O 10º Batalhão é composto por quartéis localizados nos municípios de São José, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, locais onde há um alto volume de graves acidentes de trânsito em situações diversas.
“Sempre temos ocorrências que exigem muita habilidade técnica e resposta rápida. Os cenários dos acidentes podem ser semelhantes, mas o atendimento de cada cidadão é individual. Tomar a decisão certa, no tempo certo pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida”, observou o Subtenente do CBM Dirceu Gamba Junior. Ao todo, 24 bombeiros estão participando do treinado que se encerra nesta quarta-feira (12).
Canais de
Ouvidoria