A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São José está realizando um ciclo de palestras nos seis polos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de São José.
Na pauta das conversas estão o respeito às pessoas, a prevenção ao uso de drogas e o combate as fake news. As atividades, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram no final de março e seguem até meados de junho.
“É uma oportunidade para refletirmos sobre ações preventivas para um ambiente escolar seguro e saudável para todos os estudantes”, frisou Galeno.
O delegado Galeno explicou que droga é qualquer substância que não seja alimento e que altere o funcionamento do corpo e da mente. Esse conceito inclui: álcool, cigarro, maconha e até medicamentos sem prescrição. “É fundamental que os estudantes conheçam os riscos e impactos negativos do uso das drogas. Um exemplo é o narguilé, que vicia e faz mal como o cigarro. Estudos apontam que uma hora de narguilé equivale a fumar 100 cigarros”, alertou.
Galeno também enfatizou a importância da informação de qualidade para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Disseminação de fake news pode ter consequências graves, como causar pânico e medo. Antes de compartilhar uma informação, é preciso verificar a veracidade. Cada um tem responsabilidade sobre as informações que transmite. A Polícia Civil tem atuado na identificação dos autores de fake news”, explicou.
*Com informações da assessoria de imprensa da PMSJ
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.