Polícia Civil começa ciclo de palestras sobre segurança em escolas de São José

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São José está realizando um ciclo de palestras nos seis polos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de São José.

Na pauta das conversas estão o respeito às pessoas, a prevenção ao uso de drogas e o combate as fake news. As atividades, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram no final de março e seguem até meados de junho.

“É uma oportunidade para refletirmos sobre ações preventivas para um ambiente escolar seguro e saudável para todos os estudantes”, frisou Galeno.

O delegado Galeno explicou que droga é qualquer substância que não seja alimento e que altere o funcionamento do corpo e da mente. Esse conceito inclui: álcool, cigarro, maconha e até medicamentos sem prescrição. “É fundamental que os estudantes conheçam os riscos e impactos negativos do uso das drogas. Um exemplo é o narguilé, que vicia e faz mal como o cigarro. Estudos apontam que uma hora de narguilé equivale a fumar 100 cigarros”, alertou.

Galeno também enfatizou a importância da informação de qualidade para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. “Disseminação de fake news pode ter consequências graves, como causar pânico e medo. Antes de compartilhar uma informação, é preciso verificar a veracidade. Cada um tem responsabilidade sobre as informações que transmite. A Polícia Civil tem atuado na identificação dos autores de fake news”, explicou.

*Com informações da assessoria de imprensa da PMSJ