Solenidade marca os 10 anos de atividades da Divisão de Investigação Criminal de Palhoça

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça está completando 10 anos de atividades e, para marcar a data, a Polícia Civil realizou uma solenidade na Câmara de Vereadores de Palhoça. O ato contou com a presença do Secretário Adjunto da SSP, Freibergue Rubem; da Diretora de Polícia da Grande Florianópolis, Michele Alves Rebelo; da delegada Regional de Palhoça, Mônica Manganelli Forcellini; do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia e do vereador João Batista, além dos deputados estaduais Sérgio Guimarães e delegado Egídio Ferrari, entre outras autoridades.

A escrivã da DIC de Palhoça, Jane Maria Melo, abriu a solenidade prestando uma homenagem ao policial civil Pedro Francisco, cuja história de vida se mistura com a história da Divisão. “Sempre discreto, ele foi aumentando a sua rede de informação e contribuiu muito para a DIC ser o que é hoje. A materialização dessa unidade veio com a dedicação deste policial. Obrigada por tanto carinho com a nossa unidade”, agradeceu a policial civil, Jane Maria Melo.

No evento, a delegada regional de Palhoça, Mônica Manganelli Forcellini, anunciou o Programa DIC Acolhe, uma parceria entre a PCSC/DIC e a Unisul. Pelo programa pessoas vítimas de violência participarão de grupos terapêuticos coordenados pelos estudantes, sob supervisão dos professores do curso de psicologia. “Quando assumi a DRP não pensei que fosse encontrar tantas surpresas agradáveis”, assinalou. A delegada Mônica também entregou um quadro em homenagem aos 10 anos da DIC para os policiais que fazem parte da Divisão.

Representando o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a delegada Michele Alves Rebelo, Diretora de Polícia da Grande Florianópolis, destacou que a PCSC tem feito entregas importantes para a sociedade porque tem equipes comprometidas com as vítimas e com familiares das vítimas. “É muito prazeroso ver a história da DIC sendo contada por meio das pessoas que fazem a DIC. E eu posso falar com propriedade, pois já estive à frente da DIC em algumas oportunidades e conheço o espírito de corpo, o comprometimento da equipe”, assinalou.

Para se ter uma ideia da importância da DIC no combate à criminalidade, em Palhoça, nos últimos 10 anos, foram concluídos 1.969 inquéritos policiais envolvendo crimes de grande repercussão. A titular da DIC de Palhoça, delegada Raquel Souza Freire, agradeceu o empenho e a dedicação dos policiais civis que contribuem diariamente para a solução dos casos. “Foram diversos latrocínios, homicídios, roubos, sequestros, tráfico de drogas e crimes praticados por organizações criminosas. Cada um deles com suas particularidades e dificuldades para serem esclarecidos, mas, todos eles puderam contar com o trabalho atuante da DIC de Palhoça”, disse a delegada Raquel de Souza Freire.

O deputado estadual Sérgio Guimarães disse que a homenagem aos policiais da DIC era muito significativa. “Isso porque são os policiais da ponta que estão no dia a dia, que conheçam as dificuldades. Parabéns a todos e que vocês tenham sempre discernimento e inteligência para nos proteger.”

O deputado estadual, delegado Egídio Ferrari, que representou o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, disse que estava muito feliz em fazer parte da comemoração. “Vejo neste ato um simbolismo muito importante porque gera um  sentimento de pertencimento e comprometimento dos policiais civis. Vocês são referência para todas as DICs”, destacou.

O secretário adjunto da SSP, Freibergue Rubens Nascimento, destacou a união dos policiais civis da DIC de Palhoça para a elucidação de crimes e elogiou o programa de acolhimento às vítimas de violência que será implantado por meio de convênio com a Unisul.