Polícia Civil de Santa Catarina promove dez agentes de polícia por ato de bravura

A Polícia Civil de Santa Catarina promoveu nesta segunda-feira (15), dez agentes de polícia por atos de bravura ocorridos em quatro ocasiões distintas. A cerimônia foi realizada na Delegacia-Geral em Florianópolis e contou com a presença do delegado-geral, Ulisses Gabriel, do Delegado da DRAS/DEIC, Anselmo Cruz e do Presidente do Sinpol, Max Magno Vieira, entre outros convidados.

No ato de entrega dos certificados o delegado-geral, Ulisses Gabriel, destacou que é um reconhecimento aos policiais civis que se desdobram em prol da instituição e agradeceu a todos pelos serviços prestados em defesa dos colegas e da segurança pública dos catarinenses.

O delegado titular da DRAS/DEIC, Anselmo Cruz, destacou que sua equipe já passou por muitos momentos delicados. “Passamos por coisas que ninguém mais passou e a coragem de vocês me dá coragem para continuar”, assinalou o delegado que ficou gravemente ferido no dia 11 de fevereiro, quando houve a tentativa de assalto a um banco em São João Batista.

O presidente do Sinpol, Max Magno, agradeceu aos colegas pelo empenho. “Sempre que um policial civil é promovido por ato de bravura é a polícia civil que está sendo reconhecida pelo seu trabalho”, disse Magno.

Após investigação, os policiais civis da DRAS/DEIC se dirigiram até a cidade de São João Batista/SC, onde aconteceria um assalto a caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os agentes Fernando Barosa; Murilo Mesquita Grault Vianna de Lima, Anderson de Oliveira, Jean Brasil da Rosa, Sérgio Steinhorst Filho e Giuliano Martins Santos, todos lotados na Delegacia de Repressão e Roubos e Antissequestro (DRAS/DEIC), tiveram atuação decisiva para evitar um assalto a banco em São João Batista, por volta das 4h, no dia 11 de fevereiro de 2017.  Por volta das 04h, dois veículos chegaram ao local com 10 criminosos. Um dos veículos estacionou próximo ao banco e quatro criminosos desembarcaram. Enquanto que o segundo veículo com criminosos se aproximava da praça ali próxima, onde desceram quatro criminosos e, sob ameaça, renderam oito pessoas.

No posto de combustível, dois assaltantes encontraram o delegado de Polícia Anselmo Cruz e o agente de polícia Rodrigo Duarte no interior da viatura e efetuaram disparos contra eles. Nesse momento houve um tiroteio generalizado, restando o delegado Anselmo e o agente Rodrigo feridos, quatro criminosos foram atingidos e outros seis fugiram. Ato contínuo, parte dos criminosos retornou com um veículo e um refém sobre o capô, como escudo, para tentar resgatar um comparsa e um fuzil que ficou caído. Ocasião em que teriam efetuado novos disparos contra os policiais, no entanto, lograram êxito em recolher o fuzil e empreender fuga.

Durante a operação, o agente Barosa, que estava na lavação do posto de combustível viu que assaltantes com um refém se deslocavam em direção ao posto, onde estavam o delegado Anselmo e o agente Rodrigo, oportunidade em que deu cobertura aos dois policiais, preservou a vida do refém e depois socorreu os policiais feridos.

O agente Mesquita estava em um ambiente escuro, próximo ao banco e ao observar a chegada da quadrilha comunicou o delegado Anselmo via rádio. Também teve atuação fundamental na proteção dos policiais civis, na preservação da vida do refém e na busca de um criminoso que havia se refugiado em um hotel, enquanto o resto do bando fugia.

O policial civil Anderson, ao perceber que os criminosos atiravam em direção ao posto de gasolina, onde o delegado e o agente Rodrigo estavam, se deslocou usando um pilar e um muro como proteção e efetuou disparo alvejando três criminosos.

O agente de polícia acompanhou o desembarque dos assaltantes e confrontou o grupo para evitar que se dirigissem ao posto de gasolina, onde havia mais dois policiais. Depois da fuga dos criminosos, começou a verbalizar em voz alta para poderem se deslocar em segurança. Avançou até o hotel para ver o criminoso que caiu no local.

O policial Jean estava na quadra de trás do banco e ao ouvir os tiros viu que os reféns estavam deitados e os criminosos atiravam contra policiais que estavam no posto. Evitou a linha de tiro e, com cuidado, avançou para a praça onde havia bancos de concreto, onde se protegeu e atirou nos criminosos.

O agente Giuliano fazia parte da equipe de Jean e ao ouvir os tiros saiu de sua barricada, foi até a praça, se protegeu e alvejou os assaltantes que estavam atirando contra a equipe de policiais que estava no posto.

Outros dois policiais civis promovidos são Katsura Nayane Balbinot e Bruno Bevilaqua Lemos por sua atuação na DIC de Chapecó, durante monitoramento realizado no dia 31 de maio de 2021, de um criminoso que havia praticado homicídios e tráfico de drogas entre outros delitos. Depois de tentar fugir da abordagem policial, o criminoso atropelou a agente de polícia que chegou a ser arrastada e depois arremessada à frente do veículo do criminoso, mas devido a sua habilidade, permaneceu de arma em punho tentando se levantar. Nesse momento, o agente Bruno efetuou disparos de arma de fogo contra um dos pneus do carro, retardando seu avanço e dando tempo para que Katsura Nayane Balbinot se jogasse para o lado e saísse da frente do veículo.

O agente de polícia Rodrigo Mario Firma Paz Forte, da CORE, foi promovido por ato de bravura por ter ajudado zelador a retirar os moradores de um prédio, durante incêndio.

E, por fim, Uilton Elias da Rosa, lotado na DPCo de Ibirama, retornava de Rio do Sul no dia 01/08/2022, e socorreu vítimas de um grave acidente de trânsito na BR-470. Com ajuda de uma pessoa que estava no local, o policial conseguiu retirar a vítima do carro, que havia caído num barranco e onde próximo se iniciava um incêndio.