A Cadeia de Valor da Polícia Civil de Santa Catarina evidencia quais são os principais macroprocessos da Polícia Civil e, com isso, permite a compreensão do fluxo que agrega valor aos produtos e serviços da instituição policial.
Dessa forma, a cadeia de valor tem como objetivo fornecer a qualquer pessoa uma visão sistêmica sobre a instituição e direcionar os esforços da Polícia Civil com a finalidade de promover melhorias nos processos de trabalho, oferecendo assim serviços de maior qualidade para a sociedade.
Criada por Michael Porter em 1985, a cadeia de valor é uma ferramenta que serve para gerenciar processos. Por meio dela, todas as atividades que a organização faz para gerar valor às suas entregas são reveladas e os elos entre elas são evidenciados. Ao fortalecer as ligações entre essas atividades é possível proporcionar desenvolvimento aos processos da organização, o qual favorece o seu crescimento como um todo.
De uma forma simples, a cadeia de valor apresenta os macroprocessos da organização, alinhados à missão, visão e aos valores da instituição. São apresentados, por exemplo, os macroprocessos das atividades finalísticas de investigação, inteligência e polícia administrativa, bem como os de suporte a essas atividades. Em uma terceira e última categoria são apresentados os macroprocessos estratégicos que direcionam a instituição.
A partir da cadeia de valor foram definidas as frentes de trabalho de mapeamento e aperfeiçoamento dos processos da instituição com potencial de transformação digital, impactos nas rotinas das delegacias de polícia e no orçamento institucional.
O levantamento dos macroprocessos da cadeia de valor da Polícia Civil foi um processo que levou três meses para ser executado. Durante o período, foram entrevistados 106 policiais civis e identificados mais de 290 macroprocessos.
Confira mais sobre a Cadeia de Valor da PCSC no Manual sobre o tema.
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