Conecte-se

FacebookTwitterInstagramYoutube

Disque 181 1

Disque Denúncia 181 é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Santa Catarina.

Foi criado em outubro de 1998 com o objetivo de permitir a parceria da Polícia Civil de Santa Catarina com a sociedade, proporcionando uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime. As ligações telefônicas efetuadas para o Disque Denúncia não tem custo para o denunciante e são realizadas por meio do número 181. O serviço atende de forma ininterrupta e sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa se identificar.

O nosso compromisso é verificar todas as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.

Em todos os locais em que foi instalado, o Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população, por isso, representando uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade. Em Santa Catarina, o serviço vem obtendo resultados expressivos desde a sua criação, ajudando na prisão de quadrilhas, apreensão de drogas, armas, na prisão de criminosos condenados e foragidos.

OBJETIVOS:

- Permitir que a sociedade efetue denúncias, colaborando com a segurança pública, aumentando a eficiência das ações policiais;
- Estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tenha conhecimento da existência de algum delito;
- Reunir provas que resultem na punição a autores de atos delituosos;
- Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações antissociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento por parte da sociedade.

ATUAÇÃO:

- O Disque Denúncia 181 é mantido pela Polícia Civil;
- O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à Central não são rastreadas;
- Durante a ligação telefônica, o denunciante recebe um número/ protocolo para que posteriormente acompanhe o desdobramento das investigações e, caso queira, forneça mais informações sobre o caso;
- Depois de recebida, a denúncia é analisada por policiais civis e despachada ao setor competente do órgão policial para apuração.